EVALUATION OF THE FALSE NEGATIVE RATE IN THE EXAMINATION OF FREEZING OF THE SENTINEL LYMPH NODE IN HBL –Recife Pe Authrs :Ana Flavia Morais Leda , Darley de Lima Ferreira Filho , Nancy Cristina Ferraz de Lucena Ferreira Introduction: Breast cancer is the

O tumor filóides (TF) é um tumor fibroepitelial que representa 1% das tumores primários de mama

Análise do Perfil de Expressão Gênica de Moléculas Envolvidas no Sistema Imune em Dois Tumores Filóides

Joana D’arc Rozendo dos Santos1; Nancy Cristina Ferraz de Lucena Ferreira 1,3; Darley de Lima Ferreira Filho3; Maria de Fátima Senra Cardoso1; Maria Amélia Carlos Souto Maior Borba1; Renata Bezerra de Albuquerque Cavalcante Reis1; Danyelly Bruneska Gondim Martins1,2. 1- Setor de Prospecção Molecular, Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami/LIKA – UFPE. 2- Departamento de Bioquímica, CB – UFPE.

3- Hospital Barão de Lucena

Introdução:O tumor filóides (TF) é um tumor fibroepitelial que representa 1% das tumores primários de mama. A OMS definiu várias características histológicas que ajudam a diferenciar o TF dos fibroadenomas e classificá-los como benignos, limítrofes ou malignos. No entanto, a heterogeneidade intratumoral dos TF e o espectro contínuo entre categorias benignas e malignas tornam sua precisão e reprodutibilidade de classificação menos realizável. Marcadores moleculares como sirtuínas (SIRTs), uma família de enzimas dependentes de nicotina adenina dinucleotídeo (NAD+), têm apresentado função conflitante no desenvolvimento de tumores. Diversas evidências sugerem SIRTs tanto como supressoras quanto promotoras de tumor, atuando na regeneração tecidual e no sistema imune. A interleucina 10 (IL-10) é uma citocina que melhor eficácia anti-inflamatória, mas seu papel em tumores é dependente do contexto tecidual.

Objetivo: consistiu em avaliar a expressão da IL-10 e das SIRTs 1, 3 e 5 em amostras teciduais de duas pacientes femininas com TF, bem como compará-las com amostras controle.

Metodologia:Foram considerados alguns dados clínicos das pacientes avaliadas. O RNA foi purificado pelo método do TRIzol™ Reagent (Thermo Fischer), o cDNA foi preparado por RT-PCR com o kit QuantiNova Reverse Transcription (Qiagen) e a análise foi feita por qPCR no Rotor-Gene Q (Qiagen) com o uso do kit QuantiNova SYBR Green PCR (Qiagen). RPLP0 foi usado como gene de referência para avaliar a expressão de IL-10 e das SIRTs 1, 3 e 5 com primers específicos.

Discussão:J.R.S., 33 anos, apresentava TF na mama esquerda (ME) com dimensões de 16x14x8 cm; e C.M.S.B., 51 anos, portava TF na ME. Ambas foram submetidas a mastectomia radical. SIRT3 não apresentou expressão no tecido de TF. Por outro lado, SIRT1 e SIRT5 apresentaram expressão gênica reduzida em relação as amostras controle, o oposto do esperado para câncer de mama.

Conclusão:A IL-10 também se apresentou menos expressa nas amostras de tumor filóide, o que sugere ausência de processo inflamatório e resposta imunológica. Novos testes devem ser realizados para determinar o papel de outras citocinas neste tumor raro.

PALAVRAS-CHAVE: biomarcadores, sirtuínas, IL-10, citocina, resposta imune. SUPORTE FINANCEIRO: CAPES, FACEPE, CNPq.